domingo, 29 de junho de 2014

A Nova Joana d´Arc



           Assim como são João Batista veio no espírito e poder de Elias, Teresinha de Liseux veio no Espírito e poder de Santa Joana d´Arc. Na verdade ela veio para nos revelar a verdadeira Joana d´Arc que estava escondida devida à sua missão guerreira durante a Guerra dos Cem anos. voltada para um missão específica, Joana não teve como mostrar a sua espiritualidade da confiança e do abandono à vontade de Deus.


          Em todas as referencias que Teresinha faz sobre Joana ou sobre a militância Católica há expressão semelhantes à de santa Joana d´Arc. Teresinha sentia-se um guerreiro. Queria ter combatido nas cruzadas para defender a fé cristã. Joanna disse o mesmo em seu julgamento. "Quanto à Igreja eu a amo e queria defende-la com todas as minhas forças para  bem de nossa fé cristã" Manifesta-se corajosa em meio as dificuldades e afirma lembrando Joana " No meio do fogo ninguém tinha mais coragem do que eu."

         Mas sob outro aspecto Teresinha como que aperfeiçoa Joana e por meio dela Joana mostra mais perfeição a vontade Deus. Uma dos fatos que a Santa guerreira menos aceitou de boa vontade foi sua prisão. ela mesma disse. "Nunca tive presa em lugar algum que não tivesse a imensa vontade de fugir." Teresinha ao contrario, aos 15 anos faz-se prisioneira de Jesus. E deste modo  quiçá tenha sido para revelar a prisão voluntaria no Carmelo pro amor a Jesus que Teresinha tenha vindo por intercessão de Santa Joana d´Arc?  A mesma Teresinha diz na História de uma alma que talvez deva toda a sua vontade de amar a Deus e servi-lo e as graças que recebe à intercessão de uma alma desconhecida. Na época de Teresinha Joana não era canonizada. Pode bem ser que a sua irmã de nação e fé, Santa Joana tenha sido a padroeira principal da carmelita de Liseux, com a qual ela se identifica formando com ela um mesmo esprito no sentido de Lucas 1,17, em referencia a João Batista  e Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade