segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O MES DE OUTUBRO NA LITURGIA DA IGREJA



No mês de outubro a Igreja nos convida a refletir sobre a missão evangelizadora da Igreja. É o mês dedicado as missões. Em tempos de pluralismo religioso, de ecumenismo distorcido e confuso, devemos recordar que como cristãos, é nossa obrigação anunciar a todos Jesus Cristo única Verdade, único Caminho e verdadeira Vida. Pois em nem outro nome sobre esta Terra teremos a Salvação. Só Jesus é o único Senhor e Deus de todos e por isto quer que todos os homens  conheçam, se libertam de sua crenças escravizadoras e obtenham a liberdade de filhos de Deus.
A nova Evangelização não pretende se impor pela força ou pelo Estado. Mas pelo o anuncio e pelo Testemunho pessoal. Precisamos de católicos com o Espírito missionário o de Santa Teresinha, comemorada neste mês no dia primeiro de outrubeo e declarada padroeira das Missões; ela que aos quinze anos, trancou-se no Carmelo e que nunca foi catequista, missionária externa; pois pela seu testemunho de vida através de sua autobiografia intitulada História de Uma Alma, alcançou muitas pessoas em todas as partes do mundo e fez com que muitos retornassem a Igreja e a Jesus Cristo. Seu testemunho indica para nos que ser missionário é antes de tudo amar a Deus, fazer a sua vontade e ser fiel filho da Igreja. 
Em outubro também comemoramos o Rosário Mariano. Esta coroa de flores que é colocada nas mãos de Maria para que a mesma a oferça a Cristo Rei. O terço não é uma formula mágica de oração. É meditação e contemplação dos mistérios de nossa salvação. Ao rezarmos as Ave-marias contemplamos a mensagem e o fruto ode cada mistério e temos como musica de fundo da vida de Jesus, a saudação do Arcanjo Gabriel a Maria: "Ave, ó Cheia de Graça.
 Para o povo brasileiro  outubro é também um mês mariano Comemoramos a Imaculada Conceição de Maria, representada na imagem "aparecida" das águas. Com a imagem de sua imaculada conceição misteriosamente achada num rio brasileiro, a Virgem mostrou a vocação do Brasil. Ser a nação da Imaculada Conceição. Se neste momento o Brasil  está sendo desviado de sua vocação é porque não presta culto à Imaculada Conceição  da mês de Deus. Não entende e nem louva a Deus por este grande dom de Deus a Virgem Maria. Infelizmente isolaram, desligaram, a imagem  aparecida de Nossa Senhora da Conceição  do seu título. E de certa forma, a imagem ganhou valor por si mesma, como se fosse outro título de Maria ou até mesmo outra santa,  sem ligação com a Imaculada conceição . E preciso viver  o que diz a oração da missa do dia 12 de outubro "Que o povo brasileiro ao render culto a Imaculada Conceição de Maria..." Façamos estes dizeres uma realidade. Que o povo brasileiro ao cultuar como Imaculada, aquela que é plena da Graça de Deus, seja a nação que odeia o pecado e procure a santidade a grandeza de Deus. Que seja esta a nossa intenção de brasileiros católicos sempre que contemplarmos os mistérios de nossa redenção pela recitação do terço mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade