quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FIEL A IGREJA SEMPRE

A santidade da Santa Igreja Católica Apostólica se manifesta ao mundo muito mais pela santidade dos mártires e dos confessares do que por sua organização hierárquica ou por seus dogmas. Embora a Igreja não possa em nenhuma ocasião ensinar ou defender o erro, no entanto, doutrinas ou dogmas podem ser acreditados ou podem fingir que se acredita neles. Não se pode fingir fidelidade e amor  perante a perseguição e incompreensão dos irmãos da fé. Perseverar na Igreja apesar dos maus católicos e permanecer no bem é cumprir o mandamento de Jesus de oferecer as outra face não se deixando vencer pelo mal. Não desistir em meios aos escândalo-los do pessoal da igreja é testemunhar que a Igreja formada por homens é constituída e guiada por Deus.
Santa Joana d´Arc, condenada como HEREGE, RELAPSA, APOSTATA, IDÓLATRA, nunca desistiu de ser filha de Igreja. Nunca questionou a validade de seus sacramentos e nem a autoridade de sues inimigos que eram clérigos. Entre eles um bispo. E mesmo tendo reconhecido neste o principal responsável por sua condenação, também foi a ele que pediu muitas vezes  para que a ouvisse em confissão, testemunhado sua fé no sacramento da Confissão e na autoridade dada por Cristo aos padres, para absolver os pecados. Sabia com santa simplicidade que das mãos do sacerdote recebia o corpo de Cristo e não importa se o recebia dos ingleses ou franceses. Tanto que insistiu muitas vezes para ouvir a missa e comungar das por meio  de seus inimigos que estavam determinados a condena-la como uma herege. Santa Joana d´Arc é o principal testemunho de fidelidade à Santa Igreja em uma ocasião de confronto com homens da Igreja. E tendo sido muito mais perseguida e pressionada do que muitos hereges, permaneceu fiel a Deus e a Igreja, e as autoridades eclesiásticas. E embora reconhecesse que devia primeiramente, em relação à sua missão política em militar, submeter-se apenas a Deus, no que se referia à fé, assumia o que sua mãe havia lhe ensinada. Que Cristo tem uma só Igreja e que esta é serva do Senhor, inclui, mas esta acima de seus pastores porque nenhum membro da Igreja é a Igreja toda. Mas a santidade desta Igreja se faz evidente em sues santos e mártires, em seus confessores e naqueles que perseveram até o fim, mesmo se perseguidos por seus irmãos, que dizem seguir a mesma fé. Que Santa Joana d´Arc nos alcance a graça de sermos fieis católicos e permanecer filhos da Igreja. Mesmo se formos incompreendidos e perseguidos pelas pessoas da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade