terça-feira, 26 de julho de 2011

OS AVÓS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: SANTOS JOAQUIM E ANA

Hoje, no dia dos santos avós de Cristo, os avós mais desconhecidos e mais importantes do mundo, relembro meus avós e pais adotivos. Fui para a companhia de meus avós paternos aos 3 anos de idade. E rendo graças a Deus por ter me dado avós tão religiosos, principalmente a minha avó, Vanda. Esta me ensinou as orações que deve fazer uma criança católica. Ainda lembro que toda  noite antes de dormir, me ensinava a fazer o pelo sinal (como dizia) e a recitar uma oração para o anjo da guarda que ainda lembro: "Meu anjinho da Guarda, meu fiel zelador, guardai a minha alma para Nosso Senhor." Meu avô, que  tem o nome do bem-a aventurado pai da Santíssima Virgem, Joaquim, embora não fosse dado  muito a orações ia sempre a missa e cuidava de mim com atenção e carinho. Muitas vezes me colocava para dormir e cantava músicas antigas de versos de cordel. Uma destas era sobre uma tal Marina que começa desta forma: Marina  era uma moça muito rica e educada, porem amava Alonso que não possuía nada..." Ele me chamava de Leleto. Hoje, creio que estão junto dos grandes e santos avós do Filho de Deus. Sofreram para criar sete filhos.vvieramcom sinceridade e simplicidade a fé católica. Passaram dificuldades financeiras e problemas de Familia. Minha  avó teve o martírio de ficar doze anos sem andar vitima de uma AVC e meu avô morreu quase cego; além de ter feito uma um cirurgia na próstata. Mas deixaram para mim o maior tesouro:  a fé católica. Minha avó foi a minha primeira e maior catequista. Me conduzia sempre a missa. Me conduziu ao catecismo e a crisma. Tenho certeza que sem ela não teria perseverando na fé católico.Que muitas vezes procurei deixar ou me afastei depois de adulto. Peço a Nosso Senhor Jesus, que quis ser neto de meras criaturas, para que tenha dado aos meus avós a bem aventurança eterna ao lado de seus santos avós; daqueles que educaram na lei de Moisés e trouxeram ao mundo a sua santa e imaculada mãe. Meus queridos avós,  peço que continueis a rogar por este vosso neto que está na terra e que alcance para o mesmo ser  perseverante no fé e amor a Cristo Jesus. De coração eu vos agradeço pelo carinho e amor que me deram. E que todos os netos neste dia orem por seus avós e agradeçam a Deus por Eles. São Joaquim e Santa Ana, Rogai pelos avós do mundo. Rogai pelos  netos deles. Amém

Um comentário:

  1. Caríssimo Prof. Francisco, Laudetur Dominus!

    Belíssimo testemunho! E de grande relevância em tempos como os nossos onde as mães não ensinam mais tão comumente as crianças pequenas a rezar.

    Lembro que minha mãe, apesar de hoje não ser tão religiosa assim, também rezava comigo e com meu irmão todas as noites e, graças a isso, hoje somos católicos comprometidos. Pessoas que não têm esse tipo de educação têm muito mais dificuldade de se voltar para Deus na idade adulta.

    Pax et Salutis

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade