terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O MUNDO E O CATÓLICO


         A grande tentação para um católico, seja leigo ou eclesiástico, é sentir-se atraído pelo mundo e desejar se tornar parte dele, ser  aceito e admirado.
Tríplice Concupiscência
         Nós não estamos falando sobre o mundo físico criado por Deus, pois como tudo que Ele criou, é "muito bom". 1 O mundo aqui é uma entidade moral que se opõem a Deus: "Porque tudo que há no mundo, é a concupiscência a carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, que não é do Pai, mas do mundo "2. Assim, a ceder à tentação do mundo é ser levado para a concupiscência tríplice; adotar sabedoria "mundana" é fugir da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que o mundo vê como "loucura" 3.

A Questão Impossível dos Liberais Católicos

Nosso Senhor não reza por este mundo, 4 Porque este se recusou à sua luz.5 São João escreveu: "o mundo inteiro está sob o poder do maligno", 6 e  Satanás, "é o príncipe deste mundo" 7. Agora, então, "o que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o incrédulo," 8 Com os  que "amaram mais as trevas do que a luz"? 9 Portanto, é impossível, como afirmam os católicos liberais, permanecer católico e ser admirado  pelo mundo, ter o consolo da fé, juntamente com a pompa e honras do mundo.

"Se o mundo vos odeia"

Nosso Senhor explicou a razão para essa impossibilidade, como advertindo  os apóstolos:

. "Se o mundo vos odeia, percebam  que ele me odiou primeiro a mim. Se você pertencesse ao mundo, o mundo amaria o que era dele, mas porque você não pertence ao mundo, e eu vos escolhi do mundo, o mundo vos odeia. Lembre-se da palavra que eu falei com você, 'O servo não é maior do que seu mestre. "10 Assim, querer fazer parte do mundo está a desviar o caminho à direita e conduza para longe da verdade; ". O caminho, e a verdade, e a vida" é somente Jesus é 11 Ser do mundo  é cair sob o domínio daquele que "é mentiroso e pai da mentira" 12. O cristão é chamado "ao mundo, para dar testemunho da verdade" não só através de uma vida impecável, mas pela luta contra  erro e o mal. E  pregar a paz de Cristo: ".. A minha paz vos dou Não como o mundo dá que eu dou para você" 13

Enfrentar o Mundo e Combater a sua malícia

Isso não significa que um católico  deve fugir do mundo sem lutar contra a sua malícia. "Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal Eles não pertencem ao mundo mais que eu pertenço ao mundo "14. Em vez disso, como seu Salvador, o cristão é chamado "ao mundo, para dar testemunho da verdade" 15. Este testemunho deve ser dado não só através de uma vida impecável, mas pela luta de erro e do mal. É por isso que o Salvador disse: "Não penseis que vim trazer a paz sobre a terra Eu vim para não trazer a paz, mas a espada." 16. “Essa é a espada de dois gumes da palavra de Deus “, penetrando até mesmo entre alma e espírito, juntas e medulas, e que discerne os pensamentos e intenções do coração" 17.

A Voz do Mundo e da voz de Cristo

"Não há nenhuma verdade" no príncipe deste mundo. "Quando ele diz uma mentira, ele fala do lhe é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira" 18. Ele não só empregou mentira direta, como quando ele seduziu Eva, 19 Mas também a ambigüidade e palavras enganosas: "Mas seja o vosso falar sim, sim: não, não, e que está acima e além desses, é do mal" 20. O mundo aceita as mentiras e ambigüidades, pois "o mundo inteiro está sob o poder do maligno" 21. Mas aqueles que pertencem a Cristo, não se deixam enganar: ". As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem" 22 Sim.  Ele é a Verdade Encarnada, suas palavras são claras, mansa para os bons e os arrependidos pecadores, 23 severa e até mesmo terrível para os endurecidos no mal: "Vocês pertencem ao pai ao diabo, e você de boa vontade realizar os desejos de vosso pai." 24

O mundo em sua forma atual está passando

 Não vamos, portanto, não nos deixemos levar pela aparência enganadora deste mundo. Sua alegria é falsa, é "tristeza [que] produz a morte." 25 26 A Vida eterna é a única coisa que realmente importa, pois "O mundo em sua forma atual está passando”.” Nossa pátria está nos céus “. Vamos levantar os olhos para Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra, e para o  seu Divino Filho. "Eu venci o mundo", disse Ele, e Ele nos dará a força necessária para resistir as ciladas e as atrações do mundo. O mundo escraviza e leva embora "a liberdade da glória dos filhos de Deus". 28Só  a verdade liberta, 29 A mentira e escraviza ao pecado. Nesta trágica situação que estamos atravessando, em que o vício é glorificado e a virtude oprimida, a mentira e a ambigüidade tem as rédeas enquanto a verdade e a linguagem evangélica do "sim, sim: não, não" são desprezadas; peçamos Aquele que disse: "No mundo tereis aflições, mas coragem, eu venci o mundo", 3Que Ele nos dê a força necessária para resistir as ciladas e as atrações do mundo. Não sejamos como os católicos liberais que querem servir a Deus e ao príncipe deste mundo:. Porque "" Ninguém pode servir a dois senhores há de  odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao mundo. "
1. Genêsis 1:31
2. 1 João 2:16
3. Cf. 1 Coríntios 1:16-31
4. João 17:9
5. Id. 3:19
6. 1 João 5:19
7. João 12:31; 14:30; 16:11
8. 2 Coríntios 6:15
9. João 3:19
10. Id. 15:18-20
11. Id., 14:6
12. João 8:44
13. Id. 14:27
14. Id. 17:15-16
15. Id. 18:37
16. Mateus 10:34
17. Hebreus 4:12
18. João 8:44
19. Cf. Genesis 3:1-13
20. Mateus 5:37
21. 1 João 5:19
22. João 10:27
23. Id. 8:1-11
24. Id. 8:44
25. 2 Coríntios 7:10
26. 1 Coríntios  7:31
27. Filipenses 3:20
28. Romanos 8:21
29. João 8:32
30. Id. 16:33 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade