quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"LUZ PARA ILUMINAR AS NAÇÕES!" Lc 2,32


Hoje (02 de fevereiro) a Igreja celebra uma festa do Senhor e de Maria. Apresentação de Jesus menino, no templo, conforme determinava a lei de Moisés. Na religiosidade popular esta festa é com conhecida como Nossa Senhora das Candeias. Isto por causa da procissão, com a imagem de Maria. acompanhada de velas ou lamparinas. No popular antigo candeias. Esta é mais uma oportunidade valiosa para os padres catequizarem o povo e fazer conhecido o calendário litúrgico. Torna-lo popular. Na liturgia esta festividade é primeiramente de Jesus. Recorda para nós que ele quis sujeitar-se a lei dos judeus. Que nasceu vinculado à cultura de um povo para como diz o velho Simeão, ser uma luz para os gentios. A ligação da luz com a pessoa de Jesus fica facilitada pela própria procissão com as velas ou luzes. Importante seria deixar bem claro: Jesus é a luz das nações que Maria carrega nos braças.

Hoje em uma livraria católica e de artigos religiosos, uma senhora comentou próximo a mim em voz alta: "Não consigo encontrar Nossa Senhora das Candeias." Eu aproximando-me disse: "Realmente hoje é difícil encontrar uma imagem de Nossa Senhora com este nome." E ela continuou: "É que sou devota dessa santa e hoje é o dia dela." Então aproveitando a ocasião eu falei."Leve qualquer imagem de nossa Senhora que tenha o menino Jesus nos braços. É a mesma. Nossa Senhora é a Virgem Maria e Nossa Senhora das Candeias é uma imagem da Virgem Maria com o menino Jesus nos braços." E ela admirada. "É mesmo.! Então continuei. "Sim, é a mesma pessoa, a Virgem Maria." Nesta hora uma vendedora chegou eu sai. Só para mostrar como nosso povo é necessitado de esclarecimento. Este povo se apega à imagem, ao nome; e para eles como a imagem é diferente nas feições e nas roupas, então é uma outra santa.

Há dois "catolicismos" Um é o dos religiosos e religiosas, que hoje celebram a festa da Apresentação do Senhor em conformidade com o oficio divino e a liturgia das Horas. E o popular que hoje é celebrada em Juazeiro do Norte, com velas e procissão para Nossa Senhora das Candeias. Que muitos nem identificam mais com a Virgem Maria. Entendem como outra santa. A mensagem principal da festas é esta: Cristo nos braço da mãe e do pai, perante o mundo, Jose, cumpriu a lei e revelou-se ao justo Simeão e a viuva e profetisa Ana. Foi manifestado como a Luz das nações e glória para o povo de Israel. E unida a ele estava Maria, a mãe, cujo coração seria atravessado por um espada, para que se manifestassem os pensamentos verdadeiros de muitos corações.

Finalizo o texto apresentado a oração do dia. A oração do Oficio divino para o dia de hoje. em que fica bem claro que o dia de hoje relembra a apresentação do Senhor no templo ode Jerusalém.

Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas suplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje, apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, o vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade