quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

"ACREDITEI E TIVE VONTADE DE ACREDITAR"


Na 5° Audiência em sua prisão quando perguntaram a Santa Joana d´Arc como ela sabia que um anjo lhe falava ela deu esta resposta: "Acreditei e tive vontade de acreditar." Em uma frase simples e curta resumiu todo o significado da fé. Seus aspectos subjetivos e as condições em que esta ocorre. Esta Fé que o próprio Jesus comparou a um pequenas semente de mostarda mas que mesmo assim poderia remover um monte e joga-lo ao mar se alguem a tivesse. A fé primeiramente é consentimento livre de nossa inteligência à uma verdade revelada. Por isso primeiramente é preciso acreditar. Eis o aspecto digamos passivo da fé. consentimos no que outros nos revelam porque temos por certo o que o mesmo nos diz seja em razão de sua autoridade ou de sua perfeição moral. Cremos que quem nos revela algo é digno de confiança porque não poderia nos enganar ou mentir. Porem não basta crer. É preciso ter a vontade de acreditar. E aí é que entra a nossa parte. Este outro aspecto lembra também outra frase de Jesus. "Quem perseverar até o fim será salvo." continuar a crer mesmo quando tudo parece contrario ao que ouvimos. Quando percebemos a dificuldade de manter a nossa fé, seja por causa da incompreensão das pessoas, seja por causa de perseguições ou rejeição social. Sustentar com firmeza o que cremos. Embora aqui se refira a um consentimento da vontade a qualquer afirmação que temos como verdadeira, de certa forma se pode comparar com as devidas proporções com fé Teologal ou virtude infusa por Deus para pudermos aceitar a revelação de Deus por Cristo. É por isso que São Paulo, o apóstolo nos diz: "A fé é dom de Deus não vem de vós" Mas a fé é um dom que está voltado para a nosso vontade. A fé não anula o nosso livre arbítrio. Esta vem de Deus. Porem temos que alimenta-la porque crer implica também em atitude livre. está portanto relacionada à nossa vontade de querer crer. Santa Joana d´Arc primeiramente acreditou que um anjo mandado por Deus lhe falara. Aceitou a revelação de sua missão como vinda de Deus e teve provas disso. Ela mesma disse que sabia que suas revelações vinha de Deus pois estas sempre lhes ensinaram a fazer o bem e trazia para ela um grande conforto e paz espiritual. Mas ela teve vontade de acreditar. Ou seja perseverou nesta fé mesmo sabendo que muitos pensariam que ela estaria louca ou como era comum em sua época influenciada por maus espíritos. Também nós tendo recebido de Deus o dom da fé, devemos perseverar na fé tendo a vontade de acreditar quer seja em tempos de paz ou de dificuldades. Pois somos criados livres e com a possibilidade de ao aceitar a fé obedecer aos mandamentos de Deus. Santa joana d´Arc acreditou mas não ficou só no assentimento do que lhe foi tido. Determinou-se a fazer o que Deus lhe ordenara. Vemos desta forma um grande testemunho da fé ativa que opera pela caridade. Caridade que significa amor a Deus e por Deus ao outro o servindo conforme a vontade de Deus. digamos em nossa orações o que o centurião pediu a Cristo."Senhor eu creio. Aumentai a minha fé."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade