domingo, 7 de novembro de 2010

TODOS OS SANTOS DA IGREJA TRIUNFANTE

No dia 1º de novembro temos no calendário litúrgico a solenidade de todos os santos. A Igreja nos convida neste dia a louvar a Deus pelos milhões de homens e mulheres que pela fé em Cristo alcançaram a salvação e estão no Céu junto a Cristo. No Brasil a missa em memória de todos os santos é transferida para o domingo seguinte ao dia 1º de novembro.No Novo Testamento a palavra santos indica todos os batizados. Todos os que creram em Cristo e passaram a seguir o cristianismo. É assim que Paulo se refere aos cristãos em sua carta aos Filipenses 4, 22:"Saúdam-vos todos os santos,especialmente os da casa de César." Os cristãos eram chamados santos, porque foram separados do mundo para servirem a Deus. A palavra santo significa "separado" reservado para o serviço do Altíssimo. Por isso alem de um povo santo, pode haver objetos santos, os que são dedicados para o culto a Deus. O Templo de Jerusalém e a Arca da Aliança são exemplo de objetos santos. O aspecto mais conhecido da santidade na cultura popular é da perfeição moral. Santo é aquele que não peca. O que age corretamente em tudo que faz. E mais ainda o que sofre muito e aceita tudo com paciência. Na devoção popular poucos procuram conhecer a vida de um santo canonizado, ou seja, colocado para culto público na Igreja. A Devoção popular consiste em fazer pedidos e promessas aos santos perante suas imagens. O povo cristão em sua maioria não ver a santidade como uma coisa possível para si mesmo. Mas também na carta aos Hebreus 12,14 está escrito: "Empenhai-vos por viver em paz com todos e alcançar a santidade;porque sem a santidade ninguém poderá ver a Deus." Quem salvou-se, quem vai para o céu é santo. Como também é santo na terra aquele que é fiel a Jesus Cristo obedecendo a seus ensinamentos.Jesus mesmo disse"Sede perfeitos como vosso Pai que está nos céus é prefeito." Mt 5,48. Em união com que nos apresentados no livro do Apocalipse no qual se diz:“Eis que vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro, trajadas com vestes brancas e com palmas na mão. Em alta voz clamavam: ‘Louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força pertencem ao nosso Deus pelos séculos dos séculos Amém’ ”(Apoc. 7, 9-11).Roguemos os Senhor: Coceidei0nos ó Pai pelos méritos de Cristo a intercessão da Virgem Maria, mãe de Deus e nossa, São Pedro e São Paulo, Santa Joana d´Arc e São Bento e de todos os vossos santos e santas, vos louvar e amar na glória do Céu por toda a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade