sábado, 2 de outubro de 2010

TODOS SÃO FILHOS DE DEUS?

Se entendermos por filhos de Deus o fato de haver sido criados por Deus à sua imagem e semelhança, sim, Todos os homens são filhos de Deus, mas no mesmo sentido de criaturas de Deus.Este é um sentido amplo. Criaturas superiores aos animais porque expressam a racionalidade e a consciência, que Deus os deu ao cria-los à sua imagem e semelhança, pois o ser humano se assemelha a Deus por estes dois atributos: Saber e ter consciência do saber e a possibilidade de agir conforme o saber adquirido. Ou seja, ter o livre arbítrio para escolher entre uma coisa e outra. Mas se por filhos de Deus eterno participantes da natureza divina, elevadas a uma condição superior a mera condição humana, então só os cristãos batizados que estão em estado de Graça são Filhos de Deus, pois o são mediante o único Filho de Deus, ou verbo gerado eternamente por Deus, o Pai. Por sua encarnação, paixão e morte na cruz, Cristo Jesus verbo feito homem e nos associou à sua condição de Filho de modo a nos tornar seus irmãos ao nos dar o direitos de clamar pelo Espírito Santo Abba, "Pai!" Pois Deus enviou seu ÙNICO FILHO ao mundo para recebêssemos a adoção por Deus Filhos, conforme nos afirma o apóstolo Paulo em Gálatas, 4,4 e Apóstolo São João em sua carta também nos diz que foi grande o amor que Deus teve por nós ao nos tornar seus filhos. 1 João 3,1 e No Evangelho está escrito "A todos, porém que o receberam deu-lhes o poder de se TORNAREM FILHOS DE DEUS- os que CRÊEM NO SEU NOME." Jo 1, 12. Então não basta a simples condição de natureza humana, ou seja, de ser um ser humano , para que este seja Filho de Deus no sentido estrito, pois esta filiação é um dom de Deus que recebemos pela fé em Cristo e que devemos manter evitando o mal e fazendo o bem, nos reconhecendo pecadores e confessando nossas culpas para voltarmos à condição de Filhos de Deus pela graças santificadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade