sábado, 4 de setembro de 2010

OBRAS E OBEDIÊNCIA A CRISTO REI

Nosso Senhor Jesus Cristo nos redimiu por seu sacrifico de amor e somos justificados por sua graça e não por nossos merecimentos. Jesus nos libertou de sofrer as penas da condenação eterna por sua vida de absoluta obediência ao Pai e não por causa de obras anteriores que houvéssemos feito. Mas isto não significa que estamos dispensados da pratica de boas obras ou que estas sejam o fruto espontâneo e necessário de uma adesão pessoal ao que Cristo disse sobre ele mesmo ou de confessá-lo como Senhor. Isto não basta, porque o mesmo Cristo também disse: "esforçai-vos para entrar pela porta estreita."e também: "Por que me chamais de Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?" Embora as comunidades oriundas da reforma preguem que só basta a fé ou confiança total no sacrifico de Cristo para salvar-se são elas que mais exigem uma vida integra renunciando a pratica de todo mal. Evitando costumes e vícios tais como carnaval, bebedeiras, enfim um comportamento humano. Já a Igreja Católica, hoje não prega com ênfase sobre isso, mas reforça a pratica das boas obras, como dar de comer aos famintos, lutar contra a exploração e miséria, acolher os pobres...um católico, ate mesmo de praticas regulares, que vai a missa sempre, freqüenta os mesmos bares, as mesmas boates, as micaretas de quem não é Católico. Diz que bebe socialmente junto com quem bebe para ficar bêbado.O Católico amigo da Realeza de Cristo não é um puritano, que se julga separado dos pecadores. Na verdade justamente por reconhecer-se fraco e tendendo ao pecado é que ele se afasta das ocasiões de pecado e de onde se fazem pecados. O Católico amigo do poder de Cristo não pensa como os evangélicos que se deve evitar o mal e que não se precisa fazer boas obras. Que estas fluem da fé. Afirmação que não se comprova na pratica. Já que muitos sem fé também fazem o bem. E muitos as fazem até com mais lealdade e fidelidade que os cristãos. O Católico, embora sabendo que não se salvou da condenação eterna, por obras que tenha feito antes, entende que as obras são condições sem a qual nunca terá parte na salvação trazida por Cristo. A Responsabilidade do cristão em praticar boas obras é maior do que a do pagão. Este se por falta de conhecimento não crer em Cristo com o Salvador, terá a salvação por Cristo sendo fiel a lei do Amor que Cristo pregou e viveu também será salvo por meio dele, pois só Jesus tornou meritória perante Deus as nossas boas ações. Pois Cristo nos ensinou a fazer boas obras e ele mesmo nos deu o exemplo. Pois o mesmo Cristo diz: "E dará a cada segundo as suas obras..." Além de termos a obrigação de praticarmos as obras de misericórdia em favor do próximo e de seguir os dez mandamentos, devemos também evitar o pecado sob qualquer forma em que este se manifeste. Em resumo: Somo servos do Senhor para obedecê-lo e por o reconhecermos como Senhor e o amarmos queremos fazer o que ele mandou e fazendo isto teremos parte no Reino que ele por sua morte conquistou para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade